DICAS PARA ECONOMIZAR LUZ EM SEU CONDOMÍNIO

Segue as dicas:

1) Luz natural

Para aproveitar o máximo dessa luz, as cores claras devem ser predominantes nas paredes maiores. Isso faz com que a luz natural adentre mais facilmente nas partes internas, diminuindo o uso da energia elétrica.

2) Lâmpada de LED e sensor de presença

A lâmpadas de LED podem chegar a uma economia de até 75%. Além disso, não aquecem o ambiente e possuem duração de até 25.000 horas. Sensores de presença ou calor também ajudam na economia e devem ser colocados em lugares onde as pessoas transitam, como corredores e escadas.

3)Desligue os elevadores nos horários de pouco uso

Entre 22h e 5h, domingos e feriados, a circulação de pessoas é menor na maioria dos condomínios. Se houver mais de um elevador por prédio, a dica é: desligue um deles durante esse período. Dessa forma a luz da cabine não é acionada, colaborando para o racionamento de energia.

4)Na garagem

Para evitar a iluminação plena todo o tempo nas garagens, é importante estudar a possibilidade da instalação de interruptores individuais comuns, realizando o desligamento parcial de lâmpadas específicas.

5) Cartilhas de conscientização para os moradores

Se você é síndico ou trabalha na empresa administradora de condomínios, é muito importante que esteja sempre se comunicando com os moradores.

6) Ecnomizar energia no condomínio: alternativas sustentáveis

Hoje em dia, não são apenas as empresas e casas que buscam pelas vantagens da energia solar. Atualmente, condomínios residenciais também podem optar por essa modalidade de geração de energia facilmente.